Fred Jordão fotografa as paisagens do Sertão verde

Em viagens pelo Sertão nordestino para realizar trabalhos diversos, como a primeira, feita em 1994, para participar da produção do filme Baile Perfumado (1997), o fotógrafo Fred Jordão encontrou as cenas que transformou nas fotos do livro Sertão verde – paisagens. A obra será lançada nesta quarta-feira (28/11/2012), às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega (Bairro do Recife).

“A seca é um imperativo sertanejo e também seu drama maior. A imagem do Sertão está associada de forma tão intensa à seca, que pode, à primeira vista, fazer o ‘Sertão Verde’ parecer uma peça de ficção. Toda a estrutura simbólica do Sertão está ligada à seca. Na literatura, na música, nas artes plásticas e nas artes visuais, o Sertão foi consagrado como o território da ausência e da dificuldade. A chuva divide esses dois Sertões tão distintos e tão iguais. Assim como o Sol reina no sertão de pedra, pau e poeira, o se avesso, a chuva, abre um novo ciclo de vida, reconecta e acelera o que parecia silencioso e inerte”, afirma o fotógrafo no texto de apresentação da obra.

Algumas fotos de Fred mostram a exuberância deste outro Sertão: a infinidade de tons do céu durante o dia e as nuvens carregadas de água, os rios cheios, os animais selvagens ou criados pelo homem entre o verde da vegetação, as flores dos cactos.

Em outras fotos, o olhar se volta para a presença do homem nesse ambiente. Isso é feito através dos detalhes. Fred fotografa os diferentes tipos de construção, criando composições que destacam o colorido de algumas casas e outros pontos arquitetônicos; os utensílios de cozinha, as parabólicas, as propagandas em um bar, o chapéu de palha pendurado ao lado do tênis moderno, a moto estacionada ao lado dos trajes de couro de um vaqueiro – mostrando de maneira sutil as transformações do sertão e fugindo de estereótipos.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

* O texto foi originalmente publicado no Jornal do Commercio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s