Cultura pernambucana é mostrada para crianças no Tropenmuseum Junior, da Holanda

Interação e interculturalidade são duas características das exposições do Tropenmuseum Junior. Fundado em Amsterdã (Holanda), em 1975, ele é dedicado às crianças. Com este tempo de existência, pessoas que visitaram o local na infância hoje já voltam levando os próprios filhos, como lembra o chefe de projetos do museu, Liesbet Ruben: “Isso acontece muito frequentemente. Muitos pais chegam falando da experiência que tiveram quando eram criança e eles querem que seus filhos tenham a mesma experiência memorável”.

Atualmente, as crianças que visitam o museu podem ter contato com a cultura pernambucana, participando das atividades da exposição MixMax Brasil – “A cultura do Brasil tem muito mais a oferecer do que apenas samba, carnaval e futebol”, diz a equipe no texto de apresentação da mostra.

A riqueza cultural de Pernambuco e o elo histórico do estado com a Holanda foram motivos que inspiraram a ideia da exposição, segundo Liesbet. “Tivemos uma resposta muito boa (das crianças) sobre o frevo, o maracatu, o projeto de design com reaproveitamento de materiais, o mangue, a obra dos artistas como Derlon Almeida, Bete Paes, Thiana Santos, Galo de Souza, Vitalino, J.Borges”, completa ela.

Nos dias de aula, o Tropenmuseum Junior recebe visitas organizadas por escolas, que são preparadas previamente com o material desenvolvido pela equipe do museu. Um exemplo é o livro criado para a MixMax Brasil, O chinelo de Maria Bonita (De slipper van Maria Bonita 2013), premiado na Holanda.

O museu também recebe famílias e grupos de amigos nos fins de semana, além de ter uma oferta especial para quem quiser fazer festas de aniversário no local.

O planejamento de cada exposição leva dois anos e a próxima será sobre a cultura marroquina. “Nós temos muitas pessoas com ascendência marroquina na Holanda, em Amsterdã e em nossa própria vizinhança”, explica Liesbet.

Um comentário sobre “Cultura pernambucana é mostrada para crianças no Tropenmuseum Junior, da Holanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s