Leidson Ferraz estuda história do Teatro para Crianças no Recife

Também ator e jornalista, Leidson Ferraz apresenta ao público mais um fruto de sua atuação como pesquisador. Quinta-feira (10/04/2014), ele lança o DVD de dados Teatro para Crianças no Recife: 60 anos de História no século 20, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro). O evento, que começa às 19h30, tem entrada gratuita e conta com uma palestra e projeção fotográfica, está na programação da 4ª Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude. Enquanto apresenta o resultado do projeto, Leidson já trabalha em outros dois ligados à memória das artes cênicas de Pernambuco.

“Estreei com Memórias da Emília, com Luiz Felipe Botelho. Quando procurava livros sobre história do teatro para crianças não encontrava nada. Isso não é uma realidade só do Recife, mas do Brasil”, avalia Leidson.

O Sesc Pernambuco é parceiro do trabalho dele. “Quando foi criado o Núcleo Sesc Pernambuco de Teatro Para Infância e Juventude, José Manoel Sobrinho me convidou para uma pesquisa sobre a produção local a partir de 2000. Vamos lançar o Panorama do Teatro para Crianças em Pernambuco 2000-2010 em outubro”, continua o autor. Já o DVD lançado hoje será distribuído gratuitamente para locais como bibliotecas.

“Como tinha feito essa pesquisa, eu quis voltar no tempo. Encontrei a informação de que o primeiro espetáculo para crianças em Pernambuco estreou no Teatro de Santa Isabel, em 1939. Quando o projeto foi aprovado (no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, Funcultura), em vez de um ano, tive que fazer em dois. Era muito material e eu sou muito minucioso”, lembra.

“A peça que encerra a pesquisa é Terra Adorada, um texto de Valdemar de Oliveira. Tem esse link, pois foi ele quem teve a ideia de levar espetáculos para crianças quando assumiu a direção do Teatro de Santa Isabel”, explica o pesquisador, que buscou contextualizar as informações sobre os espetáculos que aparecem no DVD.

“A criança ia ao teatro, mas durante muitos anos não via teatro com uma dramaturgia feita para ela. Quando Valdemar coloca Branca de Neve, era um espetáculo feito com crianças e para elas”, pontua.

Durante a pesquisa, Leidson encontrou espetáculos que considera símbolos do cuidado com os elementos de cena e outros que seguem um caminho diferente. Entre os primeiros ele cita Avoar, com texto de Vladimir Capela, como referência: “Ele pode falar para qualquer idade. Esse é um texto sobre crianças em um prédio que querem ter o direito de brincar. Fala de perdas, solidão e o lúdico é elemento muito forte”.

“Uma das coisas que me chamaram a atenção são produções em que o lucro está acima de tudo. Durante esse tempo muita coisa ruim foi produzida, mas muita coisa boa também. Inúmeros espetáculos de teatro com altíssimo nível foram feitos para crianças. Tanto que durante muitos anos Pernambuco foi uma referência para o Brasil, especialmente na década de 1980”, acrescenta.

Teatro de Santa Isabel

Leidson ainda contextualiza dizendo que atualmente a produção caiu em quantidade por causa da ausência de palcos, financiamento e uma série de outras questões. “Nas décadas anteriores, você tinha temporadas longuíssimas. Hoje ninguém consegue”, afirma ele, que continua: “O teatro para crianças em Pernambuco surgiu no Teatro de Santa Isabel, um teatro que formou gerações. Hoje ele está fechado aos domingos de manhã. Não consigo entender. Um lugar com uma história tão linda e que recebe tão poucos espetáculos para crianças. Minha pesquisa também alerta para isso”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

* O texto foi originalmente publicado no Jornal do Commercio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s