Game of Thrones se despede outra vez com The Winds of Winter

Aviso: O texto contém spoilers.

“Você está pronta para ser julgada e declarar sua culpa ou inocência perante os Sete?”. Com esta pergunta feita pelo Alto Septão (Jonathan Pryce) começa o trailer do décimo episódio da sexta temporada da série Game of Thrones (GoT), exibido neste domingo (26/6), às 22h, pela HBO. O novo ciclo de episódios, que começou sob grande expectativa por causa da possível morte de Jon Snow (Kit Harignton), o que fez muita gente se pegar tendo que agradecer à Melisandre (Carice van Houten), teve um aumento na audiência em relação à quinta temporada.

Enquanto ouve-se no trailer a fala do líder da Fé dos Sete, são mostradas imagens do rei Tommen (Callum Wharry) e de Cersei Lannister (Lena Headey), de Margaery (Natalie Dormer) e Loras Tyrell (Finn Jones). Este último aparece visivelmente abalado.

Como a HBO decidiu não divulgar as sinopses dos dois últimos episódios desta temporada, resta ao público especular a partir destas imagens. É possível intuir que os tais julgamentos realizados de acordo com a Fé dos Sete devem receber boa parte da atenção esta noite.

Devido à decisão tomada pelo rei Tommen (Dean-Charles Chapman / Callum Wharry) de banir a modalidade de julgamento por combate, foi neutralizado o plano que Cersei articulava para ser representada em algo do tipo pelo Ser Strong (Hafþór Júlíus Björnsson), conhecido como Montanha, o que daria a ela grandes chances. Também ficou frustrada a expectativa nutrida por alguns fãs de ver um duelo dos irmãos Cleaganne, após a volta de Sandor (Rory McCann), o Cão de Caça, para a série.

Mas, como elaborar planos não é um problema para Cersei, nota-se que ela já tem outra coisa em mente. Os boatos que a mãe de Tommen queria confirmar no oitavo episódio podem se referir à existência de reservas de fogovivo em Porto Real e não é difícil imaginar a personagem usando o material para ameaçar quem quer que seja ou mesmo destruir a cidade.

O trailer do episódio, no entanto, não oferece pistas sobre estes acontecimentos, nem sobre a exibição de mais cenas de guerra grandiosas como as feitas para mostrar a Batalha dos Bastardos no domingo anterior (19/6) – bem roteirizadas e bem filmadas, por sinal. Mesmo sabendo que podem ocorrer surpresas, o teor do vídeo divulgado pela HBO parece indicar que a sexta temporada de GoT vai se despedir dando mais espaço para as conversas e decisões que movimentam os personagens pelos pequenos e grandes arcos narrativos da série, o que também pode gerar muita movimentação. E é certo que estes acontecimentos não ficarão restritos às imediações da Fortaleza Vermelha e do Grande Septo de Baelor.

Alianças

Mesmo com a Batalha dos Bastardos e a retomada de Meereen garantindo as cenas impactantes que já se espera dos nonos episódios das temporadas de GoT, este aspecto da trama já começou a ser trabalhado no domingo passado.

A primeira sequência deste tipo foi protagonizada por Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e Tyrion Lannister (Peter Dinklage). A “Nascida da Tormenta…” é corajosa, forte e tem a seu favor três dragões para ser a conquistadora que é, mas Tyrion tem mais experiência de vida e habilidades de negociação necessárias para a manutenção de um reino. E ele mostra isso para ela em um diálogo do episódio de hoje: “Está com medo? Ótimo. Você está no grande jogo agora e o grande jogo é aterrorizante”.

Eles parecem forças complementares, assim como Jon Snow (Kit Harington) e Sansa Stark (Sophie Turner) podem se tornar pelo Norte. Os dois personagens também tiveram uma discussão pré-batalha no domingo passado, quando ela ressaltou que não tinha sido escutada, mesmo sendo a pessoa que mais conhecia Ramsay Bolton (Iwan Rheon) naquele grupo.

A filha mais velha de Ned ainda alertou sobre as armadilhas do oponente, reiterando que o “meio-irmão” não poderia fazer o que Ramsay esperava que ele fizesse. Mas, ao pedir para Jon esperar, a jovem não diz que escreveu para Lorde Baelish (Aidan Gillen) pedindo ajuda. Neste caso, que alternativa restava a Jon para resgatar Rickon (Art Parkinson) e retomar Winterfell além de elaborar uma estratégia com o exército que tinha, se outras casas do Norte já tinham virado as costas para os Stark? Jon é construído como um personagem honrado, que não tem a frieza de um Ramsay, e já se arriscou algumas vezes com este aspecto mais “coração” junto com a responsabilidade que assume por seus compromissos.

A atitude de Sansa acabou criando um recurso narrativo: A chegada de Mindinho na companhia dos soldados do Vale de Arryn em um momento decisivo da luta, quando o exército de Jon estava cercado. Enquanto parte do público achou que a jovem poderia ter mantido a carta em segredo de propósito, para provocar um efeito surpresa, outra parte acha que ela apenas tinha consciência de que Mindinho não era um aliado muito “querido” por ali, então seria melhor tentar garantir o apoio dele sem que os outros soubessem disso como muita antecedência.

A segunda opção parece mais plausível, mas ainda há uma terceira questão. Parte do público também apontou uma possível desconfiança de Sansa em relação ao “bastardo”, especialmente pelo modo como a personagem tratava Jon no passado. A própria jovem deve dar a resposta neste décimo episódio, quando é alertada pelo próprio Jon: “Precisamos confiar um no outro, temos muitos inimigos agora”.

Em meio a tudo isso, a imagem de uma ave branca sobrevoando a floresta anuncia o inverno. The Winds of Winter é justamente o nome do episódio que encerra a sexta temporada da série, mesmo título do livro que George R. R. Martin está escrevendo para dar continuidade à obra que inspira a produção da HBO, As Crônicas de Gelo e Fogo.

O texto foi originalmente publicado no Jornal do Commercio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s