Plataformas de streaming disponíveis no Brasil

Esta lista será atualizada periodicamente para contemplar plataformas de streaming que começarem a operar no Brasil, incluindo os serviços lançados pelos canais de TV – cada vez numerosos com as transformações do mercado audiovisual.

Organizo por ordem alfabética, indicando o que é gratuito ou não e se o pagamento funciona por aluguel de obra (como uma locadora) ou mensalidade. Também indico quando é oferecido um período de teste gratuito.

Afroflix

Filmes, séries, clipes, vlogs e outros programas escritos, produzidos, dirigidos ou protagonizados por pessoas negras entram no catálogo da plataforma Afroflix. Inicialmente foram disponibilizados apenas conteúdos brasileiros, mas a equipe abriu inscrições para pessoas de outros países (há um formulário disponível no site) e também recebe indicações de obras que sigam esta linha curatorial. O acesso é gratuito e não precisa de cadastro.

Amazon Prime Video

O Amazon Prime Video está disponível em mais de 200 países e territórios. As premiadas Transparent, The Man in The High Castle e Mozart in The Jungle estão entre as produções originais da plataforma, junto com o programa The Grand Tour, além de outras séries e filmes. É possível baixar títulos para assistir offline em dispositivos móveis. Assinatura mensal.

Apple TV +

O aplicativo Apple TV +  disponibiliza filmes e séries originais, como The Morning Show, e conteúdo de outros serviços de streaming e TV por assinatura. Entre eles, Globoplay, Playkids, HBO GO, FOX, Prime Video, Mubi ou Classix (pode haver restrições por território). Na seção Assistir Agora são reunidas as recomendações dos editores. As obras podem ser alugadas ou compradas e permite fazer download para assistir offline em dispositivos móveis, Apple TV, Smart TVs e TVs compatíveis com AirPlay. O que o assinante já adquiriu no iTunes também fica disponível. O aplicativo já vem instalado no iPhone, iPad, iPod touch, Mac e Apple TV.  Assinatura por mensalidade, com dias grátis para testar.

Arte 1 Play

O Arte 1 Play funciona como segunda janela de exibição para o canal brasileiro Arte 1, que tem atrações sobre artes visuais, dança, música, literatura, teatro, cinema, design, moda, arquitetura e fotografia. No lançamento foram disponibilizados mais de 650 vídeos entre séries, concertos, espetáculos, filmes, documentários, especiais biográficos e os semanais do canal, como o Arte 1 em Movimento e o Estilo Arte 1. Fazem parte do acervo o reality show Arte na Fotografia, com os fotógrafos Cláudio Feijó e Eder Chiodetto como mentores, e o especial  Poesia e Prosa, conduzido por Maria Bethânia. Parte do conteúdo fica disponível gratuitamente, mas o acesso ilimitado é garantido por assinatura mensal.

Belas Artes à La Carte

O cinema Petra Belas Artes, de São Paulo, leva sua linha curatorial para o streaming com a plataforma Belas Artes à La Carte. Filmes de diversos países são organizados em playlists pouco convencionais como Para todo cinéfilo ver antes de morrer, Se você nunca viu um filme cult comece por aqui e Não soubemos classificar. Funciona em computadores, celulares (Android e iOS), Smart TVs, Apple TV e pelo Chrome cast. Assinatura por plano mensal ou anual, com período de teste.

Crackle

Crackle oferece séries e filmes da Sony Pictures Television Networks, além de uma seleção de filmes de estúdios de Hollywood. Top of The Lake, Absentia e The Oath são algumas das produções originais. Associado a operadoras de TV por assinatura no Brasil e outros países América Latina. O serviço deixou de funcionar no Brasil em 2019.

Crunchyroll

Um acervo de animes com legenda em português, mangás e doramas é disponibilizado para assinantes da plataforma Crunchyroll. Há mais de 1 mil séries, entre elas Dragon Ball Super, One Piece, Boruto e Naruto Shippuden. Oferece simulcasts, transmissões uma hora depois da exibição do episódio no Japão. Disponível pelo computador e para dispositivos móveis (android, iOS e Windows Phone); Wii U; Chromecast; Xbox One e 360; PlayStation 4, 3 e Vita; Apple TV; Roku Box e Fire TV. Assinatura por mensalidade, com dias grátis para testar.

Dark Flix

Filmes e séries de horror, fantasia e ficção científica são o foco da plataforma de streaming brasileira Dark Flix, sejam clássicos ou contemporâneos. Fiz o cadastro para ver o que estava disponível e encontrei filmes como O Gabinete do Dr. Caligari (1920), Elvira, a Rainha das Trevas (1988), Hellraiser: Renascido do Inferno (1989) e Lady Vingança (2005). O catálogo é compacto e o aplicativo está em fase de construção para Smart TVs, PlayStation, Xbox, Chromecast, Apple TV, leitores de blu-ray e smartphones. Acesso por mensalidade, com dias grátis para testar.

Fox Play

Pelo Fox Play é possível acompanhar séries e programação esportiva, além de assistir a filmes e programas exibidos pelos diversos canais do grupo. The Walking DeadThis is Us, Atlanta, Os Simpsons, Homeland, Outlander, Vikings, Pose, Feud, American Horror Story e American Crime Story são algumas das séries disponíveis no Brasil. Assinantes de TV por assinatura podem ter acesso ao conteúdo de acordo com seu pacote (parte das séries é exclusiva do Fox+ e Fox Premium). Assinatura mensal, com período de teste.

Globoplay

Uma das plataformas de streaming do Grupo Globo, o Globoplay tem um catálogo formado por novelas, séries, jornalísticos, programas de humor e variedades, reality shows, esportes, filmes, desenhos, especiais e programas locais. O espectador tem acesso às atrações que estão sendo ou foram exibidas na Globo, sendo que algumas delas têm episódios liberados mais cedo no Globoplay. A emissora também lança algumas séries com exclusividade no serviço, como Ilha de Ferro e Assédio. Produções de outros canais são oferecidas, como The Good Doctor. A assinatura é mensal e o serviço pode ser acessado por smartphone, tablet, computador, Smart TV, Apple TV e Android TV. Oferece período de teste grátis.

Globosat Play

Programas de diversos canais por assinatura do Grupo Globo são reunidos no Globosat Play. A programação dos canais SporTV, Globo News, GNT, Multishow, Viva, Bis, Mais Globosat, Gloob, Off, Canal Brasil, Combate, Gloobinho e Universal TV pode ser assistida ao vivo na plataforma. No sistema on demand são oferecidos programas do GNT, SporTV, Multishow, Mais Globosat, Bis, Viva, Off, Gloob, Telecine, Universal TV, Studio Universal, SYFY, Globo News, Canal Brasil, Megapix, Combate, Philos e Gloobinho.

Google Play

Há uma parte do Google Play dedicada à aquisição e aluguel de filmes, com valores variáveis. Algumas obras são oferecidas em pré-venda, o que pode ser útil para quem deseja ter acesso rápido a lançamentos. O usuário consegue fazer buscas por gênero ou classificação indicativa e acessar o acervo pelo computador, tablet ou smartphone.

HBO Go

Podem ser vistas pelo HBO Go séries da HBO como Game of Thrones e Westworld, geralmente pouco tempo após a exibição na TV. A minissérie Big Little Lies e produções como Família Soprano continuam disponíveis. O serviço também oferece filmes originais, como as ficções Paterno e Fahrenheit 451 e documentários, além de obras de outros estúdios. O acesso, antes exclusivo para assinantes dos canais, passa a ser disponibilizado também por meio de uma mensalidade. Permite fazer download de filmes e séries para assistir online. Tem período de avaliação gratuita.

iTunes Store

Filmes de gêneros variados, músicas e podcasts dividem espaço na iTunes Store. É possível comprar ou alugar as obras na plataforma da Apple e assisti-las no computador, tablet ou smartphone. Os preços são variáveis. Permite transferir o que o usuário alugou no computador para outros dispositivos (como uma Apple TV, um dispositivo iOS ou iPadOS).

Looke

Filmes e séries formam o catálogo do Looke, junto a alguns shows. A plataforma divulga que são mais de 13 mil títulos, de lançamentos a clássicos. Deles, mais de 6,7 mil fazem parte do Vídeo Club, que é como eles chamam a seção com títulos disponíveis para os assinantes. Permite o download de obras para serem vistas offline.  O valor da mensalidade, que inclui acesso ao Looke Kids, muda de acordo com o número de telas que a pessoa quiser. Também oferece as opções de aluguel e compra por obra, além do período de teste gratuito. Em 2020, durante a pandemia do Covid-19, o Festival Varilux de Cinema Francês estabeleceu uma parceria com a plataforma para disponibilizar filmes gratuitamente.

Mubi

Há sempre 30 filmes disponíveis no Mubi, por isso, um contador indica quantos dias a obra ainda ficará no catálogo. Clássicos do cinema e obras contemporâneas compõem o conjunto, disponível on demand e para download em dispositivos móveis, além de publicações diárias por cinema e espaço para críticas de filmes. O conteúdo pode ser acessado em computadores, celulares e tablets (iOS e android), Smart TVs, Apple TV App, Playstation e RokueSamsung. Os filmes são organizados em categorias como retrospectivas de cineastas ou destaques dos festivais de cinema. Em 2020, o filme Ema, do chileno Pablo Larrain, teve uma pré-estreia com exibição gratuita durante 24h, inclusive para não assinantes, então vale ficar de olho neste tipo de experiência. Há um plano mensal e um anual, com dias grátis para experimentar.

Netflix

A Netflix está disponível em mais de 190 países, tem investido em produções originais para públicos diversos e também oferece produções de outras empresas. Entre os maiores sucessos estão Stranger Things, House of Cards, Orange is The New Black e as parcerias com a Marvel. Permite download de alguns títulos para serem assistidos offline. Assinatura mensal, com período de teste gratuito.

NetMovies

Filmes, séries e gravações de shows e espetáculos de teatro são oferecidas pela plataforma brasileira NetMovies. Há clássicos e lançamentos. Pode ser acessado por computador, dispositivos móveis (Android e iOS), Smart TVs (Philips, LG, Samsung e Sony) e XBOX One. O aplicativo para Android permite fazer download das obras para assistir off line. A assinatura é mensal, com teste gratuito de alguns dias.

Now

Assinantes da NET Claro contam com a plataforma Now pelo site ou aplicativo para tablet e celular (Claro residencial, Claro TV, Claro Móvel Pós Pago). Programas, filmes e séries dos canais de TV ao vivo ou on demand, de acordo com os pacotes. Para assistir aos filmes no computador é preciso instalar o programa Silverlight.

Oldflix

Filmes e séries antigos formam o catálogo do Oldflix  (alguns nem são tão antigos assim, dá para ver a lista completa antes de fazer o cadastro). Disponível para computadores (Windows, Linux, MacOS), smartphones, tablets, Xbox ONE, Playstation 4, Android TV, Fire TV, Fire TV Stick e Chromecast em até 4 dispositivos simultaneamente. Assinatura por mensalidade, oferece teste grátis por alguns dias.

Philos

Espetáculos, entrevistas e documentários sobre arte, ciência, história, atualidades e a cultura de diferentes povos podem ser vistos pelo Philos . O canal está disponível pelo computador, Smart TV ou dispositivos móveis, com aplicativo para iOS e Android. A mensalidade é mais barata no primeiro ano de assinatura e oferece alguns dias para teste, além de alguns conteúdos abertos para não assinantes.

Play Plus

Programas dos canais Record TV, Record News, ESPN, PlayKids, SuperToons e FishTV são oferecidos no PlayPlus. Também é disponibilizado parte do acervo do Grupo Record, que inclui Família Trapo, Festival MPB, Bronco Total, Show do Dia 7, Sambão com Elizeth Cardoso, Especial Elis Regina, Programa Flávio Cavalcanti e Prêmio Roquete Pinto. Além disso, há podcasts e atrações das rádios 98 FM, Sociedade, Vagalume, Energia 97, Transamérica. Disponível para os sistemas iOS e Android, com versão gratuita ou por assinatura mensal com preços diferentes por pacote. Oferece teste grátis.

Retina Latina

A plataforma Retina Latina é focada no cinema latino-americano e tem acesso gratuito na América Latina e Caribe (basta fazer um cadastro). Outros países têm acesso a 8% do catálogo (tais como França, Espanha, Alemanha, Suíça e Estados Unidos). Em 2020 foi lançado o aplicativo Retina Latina (Android e iOS). Além dos filmes, há notícias, entrevistas e resenhas. A implementação da plataforma foi feita pela Agencia del Desarrollo del Cine y Audiovisuales Bolivianos (Adecine), mas passaram a fazer parte do projeto entidades do Equador, Peru, México, Uruguai e Colômbia.

SescTV

A plataforma do canal por assinatura SescTV disponibiliza centenas de produções gratuitamente e sem necessidade de cadastro, com a possibilidade de assistir ao vivo ou on demand. Há filmes, séries, shows e programas com entrevistas e debates. Artes cênicas, música, literatura, artes visuais, cinema, arquitetura e ciências humanas estão contemplados.

Sky Play

Assinantes da operadora de TV por assinatura Sky, seja no pós ou pré-pago, podem assistir a conteúdos diversos pela plataforma de vídeo Sky Play  . Há transmissões ao vivo dos canais de TV e também um catálogo com filmes, séries e reality shows on demand – alguns filmes são oferecidos para locação e séries podem ser restritas a assinantes de determinados pacotes. Entre os mais assistidos estão a série Game of Thrones (HBO) e o reality show De férias com o ex (MTV), também há séries como Westworld (HBO), This is Us (Fox Premium) e The Handmaid’s Tale (Paramount). O aplicativo Sky Play está disponível para os sistemas Android e iOS.

Spcine Play

Plataforma pública de streaming ligada à Prefeitura de São Paulo, a Spcine Play oferece filmes, gravações exclusivas de shows e performances, bate-papos e algumas séries. Ao clicar na obra escolhida, a pessoa é direcionada para a plataforma Looke e precisa fazer um cadastro para assistir. Parte dos filmes é selecionada na programação de eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Festival É Tudo Verdade, mas também há clássicos do cinema brasileiro. O espectador encontra, por exemplo, listas dedicadas aos cineastas Hector Babenco, Zé do Caixão e Suzana Amaral.

StarzPlay

A plataforma StarzPlay está disponível para assinantes do canal homônimo na Apple TV App e outras pessoas podem ter acesso pagando uma mensalidade. O StarzPlay App está disponível para iOS e Android, Apple TV, dispositivos de streaming Roku®, modelos Roku TV™ no Brasil e algumas smart TVs da Samsung. Oferece filmes e séries, entre elas produções como The Act, Castle Rock, Das Boot, Mr. Mercedes, The Spanish Princess e Hightown. Até quatro usuários podem assistir ao mesmo tempo ou fazer download das obras. Oferece período de teste.

Telecine Play

A plataforma Telecine Play anuncia um catálogo com mais de 1,8 mil filmes por assinatura mensal. Quem já possui os canais da TV paga tem acesso ao serviço de streaming. Disponível em computadores, tablets, celulares, Smart TVs, Xbox One, Chromecast e Apple TV. Permite cadastrar cinco dispositivos e que três pessoas assistam ao mesmo tempo em telas diferentes. Oferece período de teste.

YouTube Premium

Anteriormente conhecido por YouTube Red, o YouTube Premium oferece aos usuários reprodução em segundo plano, downloads e vídeos sem anúncios em todo o YouTube, além de acesso ao YouTube Music Premium. São oferecidos filmes, programas e séries originais como Cobra Kai, Impulse, F2 Finding Football e The Sidemen Show. Bônus e versões do diretor podem ser oferecidos exclusivamente para os assinantes, assim como temporadas completas de uma vez (para não assinantes, os episódios são lançados aos poucos). Além de assistir on demand, o usuário pode fazer o download dos vídeos. Disponível para computadores, dispositivos móveis, Smart TVs, Chromecast, Roku e diversos consoles. A assinatura é mensal, com período de teste, e possui plano família (assinatura compartilhada com até cinco familiares que sejam maiores de 13 anos e morem na mesma casa).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s