Destino Rússia 2018 conta histórias do futebol de 12 países na HBO

A primeira série documental coproduzida pela HBO Latin America e Europe é sobre um esporte que tem milhares de fãs nos dois continentes: O futebol. Destino Rússia 2018 estreia nesta sexta-feira (6/4) , às 22h30, no canal HBO. Composta por dez episódios, ela apresenta histórias de jogadores e seleções de 12 países, entre eles o próprio Brasil e também a Argentina, Colômbia, Espanha, México e Uruguai.

“A série tem o estilo HBO de contar histórias. A ideia não era fazer um show de cliques ou uma seleção de melhores momentos. Sou um apaixonado por futebol. Paul Drago (diretor de produções originais e operações da HBO Latin America) é outro apaixonado. Adoro Copa do Mundo, nós trocamos figurinha e tudo mais”, garante o vice-presidente corporativo de Produções Originais da HBO Latin America, Roberto Rios.

Paul e Roberto são produtores executivos da série junto com Luis F. Peraza e Gabriela Remirez (os quatro da HBO Latin American), Miguel Salvat e Hanka Kastelicova (da HBO Europe).

“Viajamos por muitos países, fizemos entrevistas com jogadores, amigos, familiares. Tentamos circular a história por todos os ângulos possíveis”, lembra Roberto sobre o material produzido pelas equipes em formato super-wide.

“É uma série que entra na programação da HBO e se encaixa com essa maneira que a gente tem de contar histórias, damos mais espaço para os próprios jogadores contarem suas histórias. A gente senta, conversa, vai ter praticamente duas importantes peças jornalísticas em cada episódio”, explica.

Contar histórias

A preparação dos atletas para a Copa do Mundo, os bastidores da fase de eliminatórias e experiências vividas pelos jogadores com a família e amigos, além dos técnicos e outros colegas estão entre os elementos que interessavam aos realizadores da produção.

“O futebol tem uma história humana, tem a oportunidade para pessoas que às vezes atravessam dificuldades enormes. Não são heranças, são conquistas mesmo. Às vezes eles vem de times não muito grandes, uma coisa bonita é que times representam o espírito de um povo. A gente procura essas histórias, não focar nos salários milionários, fazer um ‘clipão’ de gols, sabe? É um programa feito por um canal premium com sentimento na música, na fotografia, nas imagens. Temos muito conteúdo. Filmamos um monte de material com apresentadores na Rússia”, opina Roberto.

Destino Rússia 2018 é a terceira temporada desta produção original HBO. As anteriores estavam relacionadas às Copa do Mundo no Brasil (2014) e na África do Sul (2010). “Recebemos a HBO Europa com uma enorme alegria. É uma coisa muito bacana contar com eles, abre portas para outras oportunidades. Confirma a integração a nível maior, de grandes estratégias de conteúdo original”, comenta Roberto, sobre a possibilidade de que sejam feitas outras produções em parceria.

“Uma coprodução, em última análise, é a manufatura e realização desse projeto em que a gente consegue encontrar temas que gerem esse tipo de engajamento que procuramos através dos continentes. Um elemento do sucesso é que a gente nunca faz a série só para um país. Tem que olhar o particular, genuíno e original, e ao mesmo tempo ser relevante para outros. As histórias mais pessoais são as mais universais, quanto mais você se aproxima da verdade da história, do contador de histórias. Quando é genérico, superficial, as pessoas percebem. No caso do projeto Destino Rússia 2018 a questão foi encontrar com muita clareza a enorme paixão pelo futebol e outros elementos. Não é um Frankenstein, ela nasceu realmente da união de sentimentos, de ideias. Existem outras histórias que a gente pode contar, mas não temos pressa também, uma obrigação em fazer isso”, conclui Roberto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s