Cinco filmes nos quais a fantasia é uma estratégia de sobrevivência

Foto: Diamond Filmes/Reprodução

O filme Sete Minutos Depois da Meia-Noite entra sábado (12/5), às 22h, na programação do canal HBO. O espanhol J.A. Bayona dirige esta adaptação do romance O Chamado do Monstro, de Patrick Ness. Ela conta a história de Conor, que, aos 13 anos de idade, enfrenta muitos problemas.

A mãe do menino sofre de câncer e, com um pai ausente, ele provavelmente terá que morar com a avó, com quem não tem uma relação afetuosa. Além disso, Conor é maltratado na escola pelos colegas. Todas as noites, ele sonha com uma árvore gigantesca que lhe conta histórias. Em troca, o menino compartilha as suas.

Pensando na história deste filme, lembrei de outros nos quais os personagens encontram na fantasia uma maneira de enfrentar as dificuldades, praticamente uma estratégia de sobrevivência. Não por acaso, muitas delas envolvem crianças ou jovens tendo que amadurecer depressa em um contexto hostil.

 

Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Direção: J.A. Bayona. Elenco: Lewis MacDougall, Sigourney Weaver, Felicity Jones, Toby Kebbell, Ben Moor, James Melville. Conor (Lewis MacDougall) sonha todas as noites que uma gigantesca árvore decide lhe contar histórias. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas em sua vida, elas ajudam o menino a escapar das dificuldades por meio da fantasia.

O Labirinto do Fauno

Direção: Guillermo del Toro. Elenco:  Ivana Baquero, Sergi López, Doug Jones, Ariadna Gil. Espanha, 1944, pós-Guerra Civil. Ofelia (Ivana Baquero) e sua mãe, que está doente, vão morar no novo posto militar do padrasto dela, um sádico oficial. Fantasia e realidade se misturam quando a menina conhece um fauno ao explorar um antigo labirinto.

A Vida é Bela

Direção: Roberto Benigni. Elenco: Roberto Benigni, Giorgio Cantarini, Nicoletta Braschi, Giustino Durano, Horst Buchholz. Durante a Segunda Guerra Mundial, o garçom Guido tenta usar sua fértil imaginação para salvar sua esposa e o filho.

As Aventuras de Pi

Direção: Yang Lee. Elenco: Suraj Sharma, Pi Patel, Irrfan Khan, Tabu, Rafe Spall, Adil Hussain. Inspirado no livro de Yann Martel, conta a história de um jovem indiano que, após um naufrágio, luta para sobreviver em um bote salva-vidas ao lado de um tigre-de-bengala.

A Princesinha

Direção: Alfonso Cuarón. Elenco: Liesel Matthews, Liam Cunningham, Eleanor Bron, Vanessa Lee Chester, Camilla Belle. Criada na distante e exótica selva da Índia, a jovem Sara Crewe sempre viveu em um mundo cheio de contos mágicos, riquezas e o carinho de seu pai. Um dia, o capitão Crewe é chamado para a guerra e Sara é enviada a uma escola para garotas em Nova York.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s