Foto: Nicole Wilde/AMC
Howard Silk é um personagem daqueles que tinha uma vida simples até um desconhecido cruzar o caminho dele – ou quase isso. O homem interpretado por JK Simmons em Counterpart, que estreia sábado (26/5), às 12h, com maratona na TNT Séries, trabalha numa agência de espionagem das Nações Unidas e a pessoa que ele conhece é seu “eu” de uma dimensão paralela.
Tal descoberta se dá quando alguns assassinatos começam a ocorrer em Berlim. A trama é iniciada com agilidade, mesclando elementos de suspense, ficção científica e espionagem. Já no primeiro episódio, JK Simmons consegue revelar as peculiaridades de Howard e seu “duplo”. Uso a palavra entre aspas por existirem algumas diferenças nas personalidades e vivências dos dois.
Howard é mais pacato, trabalha há 30 anos no mesmo local e deseja ser promovido. Nas última semanas visita diariamente a esposa, Emily Burton Silk, no hospital onde ela está internada após um grave acidente. Chega à noite, oferta um ramo do buquê que carrega para as enfermeiras na recepção e passa um tempo no quarto lendo para Emily. O casal está junto há anos. O duplo é bem mais combativo que Howard e teve uma relação diferente com a mulher que ama.
Essas diferenças são bem exploradas pelo roteirista e criador de Counterpart, Justin Marks, ainda no primeiro episódio, fomentando alguns questionamentos relacionados às duas tramas começam a ser desenvolvidas.
A primeira delas é levantada pelo próprio personagem principal: E se a vida pudesse ser diferente? Não se trata de voltar ao passado, mas de alguma maneira explorar outra possibilidade da própria existência. Fora isso, a trama da dimensão paralela permite outras reflexões. Até que ponto nossa vida é determinada pelos nossos genes ou decisões que tomamos? Temos livre arbítrio ou um destino traçado? O que constrói nossa identidade?
Estreia
Counterpart é composta por dez episódios (os dois primeiros são dirigidos por Morten Tyldum). A maratona de estreia, no sábado (26/5), vai das 12h às 21h. A série volta a ser exibida em junho no canal, sempre aos sábados, às 23h.
Ela é produzida pela MRC, Anonymous Content e Gilbert Films.