História da Marvel inicia série de Robert Kirkman no canal AMC

Foto: Ron Jaffe/AMC

“Se não houvesse Jack Kirby e Stan Lee no lugar certo, e no tempo certo, não estaríamos falando hoje sobre a Marvel Comics”, sentencia um dos entrevistados do primeiro episódio da série A História Secreta das Histórias em Quadrinhos de Robert Kirkman, que é exibida pelo canal AMC. Uma frase como essa poderia ser aplicada a várias outras situações, mas adquire um sentido mais profundo quando se lembra que Stan Lee estava pensando em desistir dos quadrinhos na época.

Os Poderosos Desajustados que Criaram a Marvel mostra não apenas o surgimento da editora, mas também o nascimento de personagens famosos como o Capitão América, o Homem Aranha e os integrantes do Quarteto Fantástico. A relação da Marvel com seus leitores, a concorrência com a DC Comics e a relação entre Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko estão entre os temas.

SHOC_RJ_0228_0010-RT
Robert Kirkman. Foto: Ron Jaffe/AMC

Cultura pop

“É um universo de histórias incríveis que impulsionaram a cultura pop durante décadas. Ser capaz de explorar os cantos escondidos deste mundo me levou a descobrir segredos que eu não sabia”, afirma Robert Kirkman, que produz a série junto com David Alpert, Bryan e Sean Furst, Daniel Junge e Rory Karpf.

A História Secreta das Histórias em Quadrinhos consegue transitar entre assuntos mais amplos, como a recepção das HQs pelo público americano em determinada época, e detalhes como a coluna Stan’s Soapbox, uma das coisas idealizadas por Stan Lee. Além dele, Patty Jenkins, Lynda Carter e Kevin Smith são alguns dos que deram entrevistas exclusivas para a série. Os realizadores também resgataram depoimentos de arquivos, reproduziram quadrinhos antigos e reconstituem algumas das cenas citadas no decorrer dos episódios com animações.

Episódios

Os Poderosos Desajustados que Criaram a Marvel (The Mighty Misfits Who Made Marvel)

Stan Lee e Jack Kirby criaram a Marvel Comics na década de 1960, com ênfase em pessoas reais e em questões sociais, mas quando o sucesso chegou, a parceria se desfez. Stan Lee, Jack Kirby, Kevin Smith, J. K. Simmons, Famke Janssen, Steve Ditko, Lauren Shuler Donner e Jim Shooter estão entre os convidados do episódio.

A Verdade sobre a Mulher Maravilha (The Truth About Wonder Woman)

O Professor William Marston, criador da Mulher Maravilha, teve uma vida controversa que incluiu um relacionamento sadomasoquista experimental entre ele, sua esposa e uma aluna. Lynda Carter, Chris Patrick-Simpson, Madison Cipparone, Morgana Wyllie, Jason Stevens, Patty Jenkins, Michelle Rodriguez e Lucy Lawless são alguns dos participantes do episódio.

SHOC_BG_0511_0110-RT
Lynda Carter. Foto: Bill Gray/AMC

As Provações de Superman (Trials of Superman)

Jerry Siegel e Joe Schuster criaram o Superman, um herói diferente de tudo que o mundo já havia visto. Contudo, um contrato ruim os levou a passarem suas vidas lutando por dinheiro e reconhecimento. Brendan Taylor, Blaine Anderson, Byron Noble, Kevin Smith, Neal Adams e Richard Donner, entre outros, foram entrevistados para o episódio.

11/09: Cidade de Heróis (9/11: City of Heroes)

O 11 de setembro mudou para sempre os Estados Unidos e a indústria de histórias em quadrinhos. As histórias em quadrinhos analisaram tanto o medo como a frustração que se seguiram ao ataque, ao Patriot Act e à reação da população a esse trágico evento. A lista de convidados do episódio inclui Jonathan Nolan, David Goyer, Famke Janssen, J.K. Simmons, Van Jones, Christos Gage, Kevin Smith e Wally Pfister.

A Cor das Histórias em Quadrinhos (The Colour of Comics)

Um grupo de artistas saiu da Marvel para criar a Milestone Comics, a primeira empresa afro-americana de histórias em quadrinhos. A empresa fechou quando o setor decaiu, mas está sendo reaberta maior do que nunca. Entre entrevistados estão Denys Cowan, Derek T. Dingle, Dwayne McDuffie, Michael Davis, Wayne Brady, Method Man, Christopher Priest, Reginald Hudlin e Paul Levitz.

Image Comics: Declaração de Independentes (Image Comics: Declaration of Independents)

Um bando de artistas descontentes saiu da DC Comics para formar a Image, uma nova empresa na qual criadores como Robert Kirkman podiam reter o controle criativo dos seus personagens. Há depoimentos de pessoas como Todd McFarlane, Rob Liefeld,
Jim Lee, Erik Larsen, Jim Valentino, Marc Silvestri, Whilce Portacio e Kevin Smith.

SHOC_SC_0112_0131-RT
Todd McFarlane. Foto:  Steve Craft/AMC

Texto originalmente publicado no Jornal do Commercio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s