Mickey Mouse faz 90 anos: Dez curiosidades sobre o ícone da Disney

Fotos: Disney

Mickey Mouse, o personagem mais famoso da Disney, completa 90 anos no dia 18 de novembro de 2018. O aniversário é determinado pelo lançamento do curta-metragem Steamboat Willie. A estreia de outro filme, o curta Surprise, marca o dia nos canais Disney Channel e Disney XD.

A empresa, claro, não deixaria de comemorar a data. Mesmo após a criação de tantos personagens, o Mickey ainda é a franquia número um da The Walt Disney Company, presente na memória de crianças e adultos ao redor do mundo – tanto que basta o contorno das orelhas para identifica-lo.

Em Nova York, foi montada a exposição coletiva Mickey: The True Original Exhibition. Também foi criada uma experiência de realidade aumentada, a Destino Mickey 90, que pode ser acessada com o aplicativo Disney Scan (disponível gratuitamente na App Store e Google Play).

Lançada pelas redes sociais, a campanha #ShareYourEars estimulava as pessoas a publicarem fotos usando orelhas como a do personagem – a cada imagem pública com a hashtag seriam doados 5 dólares para a fundação Make-A-Wish. Visitas do Mickey a hospitais infantis e doações de brinquedos foram algumas das ações solidárias.

Na CCXP 2018, realizada em São Paulo de 6 a 9 de dezembro, um dos painéis da Disney será dedicado aos 90 anos de Mickey. O diretor e artista de storyboard mexicano Alonso Ramirez Ramos, do Disney Television Animation, falará sobre os curtas-metragens que se passam no Brasil: Futebol Clássico, do qual ele fez o storyboard, e Carnaval, que ele dirigiu e fez o storyboard.

10 Curiosidades sobre Mickey Mouse

Mickey nem sempre foi o personagem principal da Disney

No início, Walt Disney acreditada que o coelho sortudo Oswald seria um sucesso e o tinha como personagem principal. No entanto, durante uma viagem em busca de dinheiro para produzir a animação, recebeu uma resposta negativa dos investidores. Além disso, como eles tinham os direitos autorais do personagem, assumiram o controle dele.

mickey

Mickey Mouse já teve outro nome

Mickey Mouse poderia ter se chamado Mortimer. Sendo que, após a reunião com os tais investidores de Oswald, Walt Disney e sua esposa voltaram a Los Angeles em um trem. O artista aproveitou o tempo da viagem desenhando um rato alegre e com orelhas grandes.

87-8013.tif

A esposa de Walt Disney sugeriu o nome do personagem

Lillian, esposa de Walt Disney, achou o nome Mortimer muito pretensioso para o personagem e sugeriu Mickey.

00000tmp

O sucesso não veio no início

Após criar Mickey, Walt Disney começou a trabalhar no primeiro desenho do personagem, Plane Crazy, mas nenhum distribuidor queria compra-lo. Walt fez uma segunda tentativa com o desenho animado intitulado Mickey, The Gallopin’ Gaucho, que era mudo e, naquela época, a Warner Bros. já havia iniciado a produção de filmes falados.

mickey3

A estreia no cinema

A estreia de Mickey no cinema, com o já citado curta Steamboat Willie, dia 18 de novembro de 1928, ocorreu no Colony Theatre de Nova York. O personagem se tornou o astro do primeiro desenho animado com som sincronizado.

mickey10

As primeiras palavras de Mickey

No curta-metragem The Karnival Kid (1929), Mickey começa a falar: “Hot Dog! Hot Dog!”. Depois disso, o próprio Walt Disney fazia a voz de Mickey na maioria dos curtas-metragens lançados durante a Segunda Guerra Mundial.

mickey4

Mickey tem nomes diferentes em alguns idiomas

Em italiano, o Mickey é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.

00000tmp

Mickey já participou da cerimônia do Oscar

Mickey “subiu ao palco” da cerimônia do Oscar de 1998 para entregar um envelope ao ator Tom Selleck. Já em 2003, o personagem voltou a aparecer na cerimônia como uma animação ao lado da atriz Jennifer Garner.

mickey6

Mickey Mouse chegou à televisão em 1950

Walt produziu um especial de Natal para TV chamado One Hour in Wonderland na década de 1950. O desenho Relojoeiros das Alturas (1937) também foi apresentado como parte da programação de fim de ano.

mickey7

Produtos licenciados

O primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930. O primeiro relógio do Mickey foi produzido em 1933 pela Ingersoll Watch Company. Desde então, quantos produtos você já não deve ter visto com a imagem dele…

mickey8