Fotos: Disney
Mickey Mouse, o personagem mais famoso da Disney, completa 90 anos no dia 18 de novembro de 2018. O aniversário é determinado pelo lançamento do curta-metragem Steamboat Willie. A estreia de outro filme, o curta Surprise, marca o dia nos canais Disney Channel e Disney XD.
A empresa, claro, não deixaria de comemorar a data. Mesmo após a criação de tantos personagens, o Mickey ainda é a franquia número um da The Walt Disney Company, presente na memória de crianças e adultos ao redor do mundo – tanto que basta o contorno das orelhas para identifica-lo.
Em Nova York, foi montada a exposição coletiva Mickey: The True Original Exhibition. Também foi criada uma experiência de realidade aumentada, a Destino Mickey 90, que pode ser acessada com o aplicativo Disney Scan (disponível gratuitamente na App Store e Google Play).
Lançada pelas redes sociais, a campanha #ShareYourEars estimulava as pessoas a publicarem fotos usando orelhas como a do personagem – a cada imagem pública com a hashtag seriam doados 5 dólares para a fundação Make-A-Wish. Visitas do Mickey a hospitais infantis e doações de brinquedos foram algumas das ações solidárias.
Na CCXP 2018, realizada em São Paulo de 6 a 9 de dezembro, um dos painéis da Disney será dedicado aos 90 anos de Mickey. O diretor e artista de storyboard mexicano Alonso Ramirez Ramos, do Disney Television Animation, falará sobre os curtas-metragens que se passam no Brasil: Futebol Clássico, do qual ele fez o storyboard, e Carnaval, que ele dirigiu e fez o storyboard.
10 Curiosidades sobre Mickey Mouse
Mickey nem sempre foi o personagem principal da Disney
No início, Walt Disney acreditada que o coelho sortudo Oswald seria um sucesso e o tinha como personagem principal. No entanto, durante uma viagem em busca de dinheiro para produzir a animação, recebeu uma resposta negativa dos investidores. Além disso, como eles tinham os direitos autorais do personagem, assumiram o controle dele.
Mickey Mouse já teve outro nome
Mickey Mouse poderia ter se chamado Mortimer. Sendo que, após a reunião com os tais investidores de Oswald, Walt Disney e sua esposa voltaram a Los Angeles em um trem. O artista aproveitou o tempo da viagem desenhando um rato alegre e com orelhas grandes.
A esposa de Walt Disney sugeriu o nome do personagem
Lillian, esposa de Walt Disney, achou o nome Mortimer muito pretensioso para o personagem e sugeriu Mickey.
O sucesso não veio no início
Após criar Mickey, Walt Disney começou a trabalhar no primeiro desenho do personagem, Plane Crazy, mas nenhum distribuidor queria compra-lo. Walt fez uma segunda tentativa com o desenho animado intitulado Mickey, The Gallopin’ Gaucho, que era mudo e, naquela época, a Warner Bros. já havia iniciado a produção de filmes falados.
A estreia no cinema
A estreia de Mickey no cinema, com o já citado curta Steamboat Willie, dia 18 de novembro de 1928, ocorreu no Colony Theatre de Nova York. O personagem se tornou o astro do primeiro desenho animado com som sincronizado.
As primeiras palavras de Mickey
No curta-metragem The Karnival Kid (1929), Mickey começa a falar: “Hot Dog! Hot Dog!”. Depois disso, o próprio Walt Disney fazia a voz de Mickey na maioria dos curtas-metragens lançados durante a Segunda Guerra Mundial.
Mickey tem nomes diferentes em alguns idiomas
Em italiano, o Mickey é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.
Mickey já participou da cerimônia do Oscar
Mickey “subiu ao palco” da cerimônia do Oscar de 1998 para entregar um envelope ao ator Tom Selleck. Já em 2003, o personagem voltou a aparecer na cerimônia como uma animação ao lado da atriz Jennifer Garner.
Mickey Mouse chegou à televisão em 1950
Walt produziu um especial de Natal para TV chamado One Hour in Wonderland na década de 1950. O desenho Relojoeiros das Alturas (1937) também foi apresentado como parte da programação de fim de ano.
Produtos licenciados
O primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930. O primeiro relógio do Mickey foi produzido em 1933 pela Ingersoll Watch Company. Desde então, quantos produtos você já não deve ter visto com a imagem dele…