Curso de roteiro com Anna Muylaert é o primeiro da plataforma Navega

Foto: Reprodução do teaser

A cineasta Anna Muylaert, diretora de filmes como Que Horas Ela Volta? (2015) e Mãe Só Há Uma (2016), compartilha os conhecimentos sobre roteiro cinematográfico que adquiriu ao longo da carreira no primeiro curso online da plataforma Navega , que já pode ser acessado por R$ 590. No trailer, a paulistana aparece na cozinha e depois em uma sala da casa falando sobre o processo de criação. A proposta das videoaulas passa por isto mesmo, a tentativa de proporcionar uma experiência de aprendizado pela internet mantendo um caráter intimista.

“A gente tinha o desafio de não fazer uma coisa distanciada, queríamos uma aula que seguisse o mais naturalmente possível para que a experiência seja de fato enriquecedora. Nossa opção foi por um conceito de curso no qual o aluno se sentisse na coxia, como se estivesse tendo uma conversa franca como a pessoa. O formato é direto, não só pela proximidade da câmera, mas pela abordagem de temas. O aluno não vai encontrar um EAD (ensino à distância) esquemático, mas informações muito importantes que só aquele profissional pode dizer para você. Não é uma coisa que você acha no Google”, afirma Gabriel Pinheiro, que é um dos sócios da Navega e sócio do centro cultural b_arco, espaço cultural localizado em São Paulo.

“Partindo da minha experiência, a ideia era ir falando sobre algumas técnicas e conhecimentos que fui adquirindo ao longo do tempo, nunca esquecendo que a grande questão de escrever um roteiro está no brilho. Por mais que se ensine as técnicas de escrita, até falei sobre isso no Janela, a outra parte vem mesmo de cada pessoa procurando contar essa história. A experiência de gravar as aulas para o Navega foi legal, acho que foi um registro de percurso”, afirma Anna Muylaert, que em novembro de 2018 falou sobre roteiro em uma masterclass no Festival Janela Internacional de Cinema do Recife.

“Eu tive uma certa resistência a ensinar roteiro por dois motivos. Um deles é que eu acho que não tenho método de ensino e, por mais experiência que eu tenha, esta é uma área em que eu sempre me sinto principiante. Mas conversei bastante com eles (da Navega) sobre o formato e, olhando toda minha trajetória, fui escolhendo os pontos que eu achava que saberia falar”, continua Anna Muylaert, que acrescenta: “Fui desde como surge a ideia e a gente transforma em história, depois para coisas como o argumento e técnicas de escaleta, a criação do personagem. Uso exemplos dos filmes que eu dirigi e outros dos quais eu participei. Não sou uma teórica, sou uma pessoa que sabe na prática. Para mim foi uma espécie de transfusão de cérebro (risos). Tentei resumir, claro que não é possível passar tudo, mas falo sobre as vigas grossas da minha formação e a maneira como sou conduzida pelo trabalho”.

navega
Primeiros cursos online oferecidos pela Navega. Foto: Reprodução

Navega

Lançada no dia 26 de novembro de 2018, a Navega foi idealizada por Gabriel Pinheiro e pela produtora de cinema e empreendedora Minom Pinho. “No b_arco a gente oferece cursos de artes em diferentes linguagens. São pessoas com carreira consolidada que vêm aqui trocar experiências sobre o processo criativo com alunos, numa relação bem próxima. Ele é um centro de pesquisa que existe há 12 anos e já há algum tempo a gente pensar em como fazer cursos online e qual formato eles teriam”, lembra Gabriel.

“Encontrei Minom no Rio Content Market (evento de audiovisual realizado no Rio de Janeiro, incorporado à Rio2C) e a gente começou a falar sobre os desafios de empreender. Ela disse que tinha uma ideia que poderia realizar com a gente e disse a mesma coisa. Depois que era a mesma proposta. Queremos promover cursos online com pessoas reconhecidas em suas áreas e que se disponham a dividir esse notório fazer. Gosto dessa expressão (no lugar de notório saber) pois os professores não são necessariamente da academia. São pessoas que fizeram uma travessia pelo processo criativo e de certa maneira são como novos faróis para as gerações que estão surgindo, por isso chamamos de Navega”, segue Gabriel.

Além do Curso de Roteiro Cinematográfico com Anna Muylaert, também já está disponível para compra o Curso de Escrita Literária com o escritor pernambucano Marcelino Freire.

No primeiro semestre de 2018 devem entrar no ar os outros quatro: Atuação, com o ator baiano Lázaro Ramos; Documentário, com o cineasta paulistano Carlos Nader; Design e Construção de Imagem, com o designer, diretor de arte, ilustrador e educador carioca Rico Lins, Curadoria e Produção Criativa para Cinema, com o produtor carioca radicado em São Paulo Rodrigo Teixeira.

Outros devem ser anunciados mais adiante, contemplando áreas da cultura e pensamento contemporâneo. “A gente quer trabalhar inicialmente a abrangência dentro das linguagens. O cinema tem a particularidade de reunir muitas áreas, já temos o roteiro, atuação, documentário e produção. Rodrigo Teixeira, por exemplo, fez parcerias com Brad Pitt, Martin Scorsese. Ele desbravou um caminho e tem uma generosidade muito grande de transmitir isso para o público. Queremos ampliar trazendo alguém da música, gastronomia, moda e arquitetura”, segue Gabriel.

“Pensamos em lançar um curso a cada dois meses, mas isso pode mudar de acordo com a demanda. O mercado hoje está aquecido e acho que a gente está fazendo um trabalho singular. Recebemos um feedback bom até agora, tanto da parte audiovisual quanto do material extra que é disponibilizado em PDF”, comemora.

As cerca de três horas dos cursos da Navega são divididas em videoaulas de 2 a 12 minutos, com legendas em português. O material é acessível pelo celular, computador e tablet. Os vídeos são dirigidos pelo cineasta Marcos Del Fiol, responsável do documentário Espaço Além (2016), sobre a artista Marina Abramović.

 

* O texto foi originalmente publicado no Jornal do Commercio.

Um comentário sobre “Curso de roteiro com Anna Muylaert é o primeiro da plataforma Navega

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s