Na expectativa para a última temporada de Game of Thrones, que estreia dia 14 de abril, a HBO preparou especiais temáticos na plataforma de streaming HBO Go. São quatro coleções de episódios, disponíveis de 23 de fevereiro até 30 de junho, para quem quer fazer uma retrospectiva mas não terá tempo de rever todos as temporadas disponíveis no serviço (leia mais sobre como a HBO transformou sua relação com o público da série no lançamento de teasers e trailers de Game of Thrones).
A coleção Final Players é formada por 10 episódios com momentos marcantes nas trajetórias de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), Cersei Lannister (Lena Headey) e Jon Snow (Kit Harington), além do Rei da Noite. Por falar em Daenerys, os dragões dela são o foco de outra coleção, a Dragons Evolution.
O terceiro especial, Best Battles, recorda a batalha da baía de Blackwater, o duelo que ocorreu entre Khal Drogo (Jason Momoa) e Mago e o que ocorreu entre Oberyn Martell (Pedro Pascal) e Gregor Clegane (Hafþór Júlíus Björnsson), a Batalha dos Bastardos, a luta liderada por Jon Snow (Kit Harington) contra os White Walkers e, por fim, o embate que teve o exército Lannister de um lado e Drogon e o exército Dothraki de outros.
Aproveitando a coleção Best Battles, faço uma sugestão: rever os episódios 9 das primeiras temporadas. O público da série Game of Thrones (HBO) percebeu, com o tempo, que o penúltimo episódio de cada temporada era marcado por grandes batalhas ou pela morte de um personagem.
A dinâmica mudou na sétima temporada, mais curta que as anteriores. Mas, segundo a HBO, Baelor, Blackwater, The Rains of Castamere, The Watchers On The Wall, The Dance Of Dragons e The Battle Of The Bastards foram os episódios mais assistidos e com maior repercussão da série.
Ao final deste post, eu lembro de fatos que marcaram cada um dos “episódios 9”, mas, antes, conto qual é a quarta coleção da HBO. In Memoriam é uma homenagem a Ned Stark (Sean Bean), Khal Drogo (Jason Momoa), Robb Stark (Richard Madden), Oberyn Martell (Pedro Pascal), Ygritte (Rose Leslie), Tywin Lannister (Charles Dance), Hodor (Kristian Nairn) e Olenna Tyrell (Diana Rigg). Haja tristeza…
Episódio 9 de Game of Thrones
GoT S01E09: Baelor
Acusado de traição, Eddard Stark (Sean Bean) foi decapitado na presença de suas filhas, Arya (Maisie Williams) e Sansa (Sophie Turner). Já neste momento fica claro que, em Game of Thrones, os personagens de destaque não são poupados de fins trágicos, como ocorre em outras histórias, nem de injustiças.
Ned acabou preso após ser traído por Petyr Baelish (Aidan Gillen) e foi executado quando o rei Joffrey Baratheon (Jack Gleeson) não lhe concedeu a misericórdia.
A morte de Ned, além de iniciar a guerra entre a Casa Stark e a Casa Lannister, acabou fazendo com que a verdade sobre a paternidade dos filhos de Cersei Lannister (Lena Headey) e a identidade dos pais de Jon Snow (Kit Harington) permanecesse oculta.

GoT S02E09: Blackwater
Tyrion Lannister (Peter Dinklage) demonstra suas habilidades como estrategista militar durante a batalha de Blackwater, na qual enfrenta o exército de Stannis Baratheon (Stephen Dillane). A sequência se mostrou muito reveladora sobre a posição de Tyrion naquela família e a construção da personalidade dele.
Em vez de ter um papel mais ativo, o rei Joffrey ficou no castelo com Cersei e Sansa até que a chegada de Tywin Lannister (Charles Dance) selou a vitória da família contra o Baratheon que almejava chegar ao Trono de Ferro.

GoT S03E09: Rains of Castamere
Há muitos casamentos trágicos em Game of Thrones, mas o Casamento Vermelho se supera. A tensão começa a ser construída pelos roteiristas quando Robb se apresenta ante Walder Frey (David Bradley) e Edmure Tully (Tobias Menzies) conhece sua esposa. A união das casas Frey e Tully tem desdobramentos importantes.
Rains of Castamere ainda tem um grande desafio para Jon Snow e Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) descobre um novo dom.

GoT S04E09: The Watchers On The Wall
A Patrulha da Noite enfrenta o seu maior desafio, já que o Exército de Mance Rayder (Ciarán Hinds) ataca o Castelo Negro. Jon Snow sofre uma perda irreparável.
Como na segunda temporada, o episódio inteiro é focado numa batalha épica: a invasão de Castelo Negro pelos povos que moram do outro lado da muralha. Mas essa foi uma temporada de muitos pontos altos, com a morte do rei Joffrey no 2º episódio, a luta entre Oberyn Martell e Gregor Clegane no 8º e as mortes de Shae e Tywin Lannister no último.

GoT S05E09: The Dance Of Dragons
Stannis está diante de uma importante e difícil decisão, enquanto Jon retorna à Muralha. Mace visita o Banco de Ferro, e Arya Stark (Maisie Williams) reencontra alguém de seu passado. Daenerys por sua vez, assiste à uma celebração.
Esse episódio teve uma das cenas mais traumáticas (e criticadas) da série: a imolação de Shireen, filha de Stannis. Em Meereen, Daenerys é atacada e só escapa graças ao seu dragão. Nessa temporada, no entanto, o grande episódio foi o oitavo, com a batalha em Hardhome, e o clímax ficou mesmo para o final, com a ‘morte’ de Jon Snow.

GoT S06E09: The Battle Of The Bastards
A anunciada Batalha dos Bastardos não me decepcionou. Em certo momento achei era o fim de Jon Snow mesmo e depois fiquei comovida ao ver o símbolo dos Stark ser recolocado em Winterfell.
Achei a cena da batalha em si muito bem filmada. Os jogos psicológicos de Ramsay Bolton (Iwan Rheon)
O embate entre Jon Snow e Ramsay Bolton finalmente aconteceu. Com exército maior, o vilão liberou Rickon para correr na direção do irmão e o matou com uma flechada. Jon deu início à batalha, que parecia perdida para os Stark, até o Mindinho chegar com os homens do Vale. Capturado, Ramsay é deixado por Sansa para ser assassinado pelos próprios cães.

2 comentários sobre “Batalhas, mortes e dragões para rever antes do fim de Game of Thrones”