Passeio do Marco Zero até o Jardim do Baobá, de barco

Litorânea e entrecortada por rios, Recife tem uma relação complexa com as águas que o cercam. Há muita beleza nas paisagens que elas desenham, mas também são encontrados exemplos de poluição e descaso. Enquanto os projetos de revitalização e navegabilidade dos rios não se tornam realidade, parte da população segue cruzando as águas em suas atividades diárias ou momentos de lazer.

As opções locais de passeio de barco mais conhecidas por turistas e recifenses são aquele trajeto curtinho do Marco Zero até o Parque das Esculturas Francisco Brennand e os roteiros oferecidos pela Catamaran Tours (já fiz o Recife e Suas Pontes, durante o dia e à noite). Mas há outros roteiros disponíveis e cada um deles apresenta um pouco dos contrastes citados no  primeiro parágrafo.  

Um dos passeios, que vai do Marco Zero até o Jardim do Baobá, eu conheci por causa do aniversário/despedida de um amigo. O aniversariante contratou o barqueiro antecipadamente para um grupo de sete pessoas. Chegamos ao Bairro do Recife no final de tarde e o céu estava lindo.

Vista do Cais José Estelita, Bairro de São José

Passamos por Brasília Teimosa, pelo Cais José Estelita e por perto da Ilha de Deus, que também pode ser visitada com passeios de barco. Mas o nosso entrou à direita para subir pelo Rio Capibaribe em direção ao Jardim do Baobá, um espaço acolhedor na Zona Norte do Recife.

A população da cidade começou a aproveitar melhor a área em 2016, quando um muro foi recuado, liberando o acesso à árvore. Hoje em dia, é fácil encontrar pessoas curtindo suas horas de lazer no píer, na mesa comunitária, nos balanços ou simplesmente sentadas na grama.

O Jardim do Baobá faz parte do projeto Parque Capibaribe, que prevê uma rede de parques ao longo do rio. Ele fica bem perto do Museu do Estado de Pernambuco, numa tarde o visitante pode conhecer os dois lugares.

(Atualização: Outra rota de barco pelo Recife também virou assunto por aqui, o Tour da Lua Cheia com a La Ursa Tours)

Ponte do Pina
Pôr do sol nas proximidades da Ilha de Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s