Figurinos de Game of Thrones mostram transformação dos personagens

Fotos: Helen Sloan/HBO

O figurino foi algo que sempre me chamou a atenção em Game of Thrones (HBO). Como em outras séries de fantasia, havia uma liberdade para criar roupas e adereços, que diferenciavam os povos do universo criado por George R. R. Martin junto com a cenografia. Mas gostei de ver também como as criações da figurinista Michele Clapton expressavam a transformação dos personagens aos longos anos, colaborando para mostrar aspectos das personalidades deles.

Isso é bem evidente em três mulheres do núcleo principal da série – Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), Cersei Lannister (Lena Headey) e Sansa Stark (Sophie Turner) – mas acho o trabalho todo bem coeso. Para criar roupas e acessórios usados pelos atores e atrizes, a premiada figurinista trabalhou junto com uma equipe formada por dezenas de costureiros, bordadeiros, tecelões e armeiros. A maioria das peças é feita em um ateliê na Irlanda.

Daenerys Targaryen

Daenerys Targaryen usava vestidos vaporosos com tons claros no começo da série, o que lhe dava uma aparência de fragilidade. As peças foram mudando à medida em que ela conquistava poder. Neste processo, a personagem também passa a usar longas tranças, o que nos permite fazer um paralelo com o hábito dos guerreiros Dothraki de deixarem os cabelos longos como sinal de que não foram derrotados em batalha. Um exemplo da transformação visual de Daenerys é a roupa cinza e estruturada que ela vestia quando retornou a Pedra do Dragão, sua terra netal. A peça lembrava vestes militares.

Game of Thrones Daenerys Targaryen Figurino.jpg
Figurino de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke). Fotos: Helen Sloan/HBO

Cersei Lannister

Vestidos de cores vivas e de tecidos nobres compunham o guarda-roupa de Cersei Lannister no começo da série, quando ainda era casada com Robert Baratheon (Mark Addy) e depois passou ao papel de Rainha Mãe. Naquela parte da história, as batalhas para Cersei eram travadas no campo político pelos corredores do palácio e a derrocada dos Lannisters não era completa. Com a perda dos três filhos, Cersei passou a usar preto, mas não apenas como sinal de luto. As novas roupas da personagem também parecem armaduras, símbolos de outra estratégia de batalha.

Game of Thrones Cersei Lannister Figurino.jpg
Figurino de Cersei Lannister (Lena Headey). Fotos: Helen Sloan/HBO

Sansa Stark

O fato de que Sansa Stark fazia seus próprios vestidos desde muito cedo foi tema de algumas conversas no início da série – da jovem com Cersei e de Arya Stark (Maisie Williams) com os pais, Ned Stark (Sean Bean) e Catelyn Stark (Michelle Fairley). A filha dos Lordes de Winterfell se preparava para ser uma Lady, escolhia cores e modelagens sóbrias. Ao chegar a Porto Real, Sansa começa a usar roupas menos discretas, como se estivesse tentando se encontrar. Na última fase da série, as roupas combinam com a força da nova Lady de Winterfell.

Game of Thrones Sansa Stark Figurino.jpg
Figurino de Sansa Stark (Sophie Turner). Fotos: Helen Sloan/HBO

Infelizmente não pude ver a exposição de itens da série que passou pelo Brasil (fotos na galeria), mas já estou de olho no livro Game of Thrones – The Costumes, de Michele Clapton e Gina McIntyre, que está em pré-venda no momento em que escrevo este texto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s