Turismo criativo no Recife: Tour da Lua Cheia, Farol da Barra e Forte do Picão

O Tour da Lua Cheia é uma escolha interessante e acessível para quem busca passeios alternativos pelo Recife. A experiência oferecida pela La Ursa Tours, empresa dos sócios Roderick Jordão e Renata Gamelo, começa no Marco Zero, destino presente em muitos roteiros do turismo tradicional, mas nos leva a lugares que são pouco conhecidos até mesmo pelos recifenses. O Farol da Barra e as ruínas do Forte do Picão estão no caminho de quem vai até a ponta do dique ver a lua cheia nascer no mar.

O Farol da Barra é visível do Marco Zero e, mais ainda, do Museu Cais do Sertão. Já o Forte do Picão (oficialmente, Forte de São Francisco da Barra) foi demolido nos anos 1900 durante uma reforma do Porto do Recife. Infelizmente, outros patrimônios históricos da cidade também foram destruídos depois disso e achei bastante simbólico que este tenha sido o destino do forte representado nos brasões do Recife e de Pernambuco (junto com o farol).

Essas e outras informações sobre o Recife e Olinda são compartilhadas pelo guia Roderick desde a partida do Tour da Lua Cheia. Na verdade, o processo começa um pouco antes, porque algumas orientações e imagens são compartilhadas assim que você adquire o passeio. Achei o atendimento deles bem atencioso já a partir daí.

Convenci um amigo também jornalista a fazer o passeio e nos encontramos no Marco Zero mesmo para embarcar numa baiteira. O ponto de encontro escolhido facilita a vida dos turistas que vão ficar pouco tempo na cidade: Dá para fazer o roteiro clássico pelo Recife Antigo até o meio da tarde e finalizar o dia com o passeio da La Ursa Tours.

E isso pode acontecer sem aquela sensação de correria, sabe? O passeio não é feito com grupos muito grandes, então a gente vai conversando com o guia e faz umas paradas para observar a paisagem com calma (atualização: fui essa primeira vez só com meu amigo e depois voltei levando uma amiga, junto com outras pessoas).

Foi muito massa ver o Recife e Olinda daquele ângulo e relaxar um pouquinho enquanto admirava o pôr do sol, o mar e a lua cheia. Vocês podem ver a opinião de outros viajantes no perfil da La Ursa Tours no Trip Advisor. Abaixo, algumas fotos que fiz naqueles dias, para vocês verem que o lugar é lindo mesmo, não é bairrismo meu. 😉

2 comentários sobre “Turismo criativo no Recife: Tour da Lua Cheia, Farol da Barra e Forte do Picão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s