Castelo Rá-Tim-Bum: O passeio virtual do Mis pelos cenários do programa

O Castelo Rá-Tim-Bum é um dos grandes sucessos da TV Cultura e, com certeza, uma referência no quesito cenografia e figurino de programas infantis. Cada cantinho do cenário foi aproveitado ao se contar as histórias, da portaria ao esgoto, e para apresentar conteúdos variados para as crianças de maneira lúdica, fossem eles notas musicais ou algo como higiene pessoal (“Lava oooutra, lava uma…”). Pois bem, quem assistiu ao programa na época* (como eu) e as novas gerações podem agora mergulhar neste universo com a visita virtual 360º da mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, lançada segunda-feira (1/6/2016) pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

O lançamento faz parte da programação do aniversário do Mis, que completa 50 anos em 2020, e a mostra em homenagem ao programa infantil da TV Cultura é um dos destaques da trajetória. Castelo-Rá-Tim-Bum – A exposição é a mostra mais visitada na história do museu. De julho de 2014 a janeiro de 2015, mais de 410 mil pessoas passaram pelas salas que reproduziam cenários como o quarto de Nino e a biblioteca do castelo e nas quais eram mostrados bonecos como a cobra Celeste, o Gato Pintado, Mau e Godofredo, o Porteiro, o Relógio, o Ratinho e os Fura Bolo .

Também estavam presentes na exposição figurinos dos diversos personagens da atração criada por Cao Hamburger e Flávio de Souza também: Nino (Cássio Scapin), Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel), Zequinha (Freddy Allan), Dr. Victor (Sérgio Mamberti), Morgana (Rosi Campos), Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição), Penélope (Angela Dippe), Caipora (Patrícia Gasppar), Etevaldo (Wagner Bello), Bongô (Eduardo Silva), Tíbio (Flávio de Souza), Perônio (Henrique Stroeter), Telekid (Marcelo Tas) e os pássaros Lana (Fabiana Prado), Lara (Theresa Athayde) e João de Barro (interpretados por vários músicos, já que ele apresentava um instrumento diferente a cada episódio).

Por falar nos passarinhos, no Carnaval de Olinda de 2020, eu tive uma demonstração de como o Castelo Rá-Tim-Bum marcou gerações ao ver a reação de várias pessoas quando reconheciam um trio que estava fantasiado desses personagens (a caracterização estava perfeita, por sinal).

Na visita virtual é possível rever estes cenários e também conferir parte dos vídeos e áudios que compunham a exposição no MIS. Ver as fotografias e croquis feitos durante o processo de desenvolvimento dos personagens podem ser algo interessante mesmo para quem não tem uma memória afetiva do programa, mas se interessa por cenografia e figurino (parte deste material pode ser visto nas fotografias abaixo).

Este slideshow necessita de JavaScript.

* Os 90 episódios do Castelo Rá-Tim-Bum foram exibidos na TV Cultura entre 1994 e 1997. Eles estão disponíveis no canal do Castelo Rá-Tim-Bum no Youtube.

Um comentário sobre “Castelo Rá-Tim-Bum: O passeio virtual do Mis pelos cenários do programa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s